A FAMA Investimentos foi criada em 1993 por Fabio Alperowitch e Mauricio Levi, que deixaram seus empregos e decidiram investir em ações, com um montante inicial de US$ 10.000 (sim, dez mil dólares!).

Desde a sua criação, em 1993, o país passou por muitas crises, mas ao longo de todos estes anos, a FAMA Investimentos entregou resultados significativos, apresentando, desempenho superior aos principais índices de mercado, tanto em momentos de alta quanto em momentos de baixa do mercado. Os ativos sob gestão acompanharam essa entrega de resultados, e atualmente somam aproximadamente R$ 1,2 Bilhão.  Atualmente, os principais investidores são estrangeiros, entre eles fundos de pensão, endowments e seguradoras.

Quando foi fundada em 1993, o primeiro produto tinha foco em small caps (pequenas empresas), com abordagem única de valor no longo prazo. Poucos anos mais tarde, em 1997, o universo de investimento passou a incluir as mid caps (empresas médias), mantendo exatamente o mesmo processo de investimento, estratégia, filosofia de gestão e abordagem de valor no longo prazo, porém em um fundo distinto.

Por diversos anos, a FAMA questionou se deveria unificar os fundos de small e mid-caps. Atualmente, mais de 70% dos ativos sob gestão pertencem a investidores institucionais e estes costumam conceder um mandato mais amplo, nos conferindo liberdade para alocar os recursos tanto em small caps quanto em mid caps. A experiência que ganhamos com a gestão dos portfólios destes investidores nos levou a voltar a questionar novamente se deveríamos unificar os fundos, estendendo a todos os nossos investidores a mesma configuração disponível para os investidores institucionais. Para esta decisão fizemos estudos e análises detalhadas, incluindo volatilidade, prazo de resgate, quantidade de empresas investidas e retorno, e optamos por integrar os fundos depois de concluir que a combinação das estratégias resultaria em um portfólio com mais retorno e menos risco. Atualmente, o foco da empresa está na gestão desse portfolio SMID.


A FAMA Investimentos não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo. É fundamental a leitura do regulamento dos fundos antes de qualquer decisão de investimento. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos. Para avaliação de performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Os Fundos de Investimento não contam com garantia da instituição administradora, da gestora ou do Fundo Garantidor de Créditos - FGC.