Princípios para o Investimento Responsável

Em Setembro de 2011 a FAMA Investimentos aderiu ao PRI – Princípios de Investimento Responsável. O PRI foi desenvolvido por um grupo internacional de investidores institucionais a fim de refletir sobre a importância crescente de questões ambientais, sociais e de governança corporativa para as práticas de investimento. Este processo foi conduzido a convite do Secretário Geral das Nações Unidas.

Na condição de investidores institucionais, temos o dever de priorizar os melhores interesses de longo prazo de nossos beneficiários. Neste papel de fiduciários, acreditamos que temas como meio ambiente, desenvolvimento social e governança corporativa (ESG – Environmental, Social and Corporate Governance) podem afetar o desempenho das carteiras de investimento (variando em níveis por empresas, setores, regiões, classe de ativos e através do tempo). Também reconhecemos que a aplicação desses Princípios pode melhor alinhar os investidores aos objetivos mais amplos da sociedade.

A FAMA como signatária se compromete a:

Princípio 1: Incluir as questões de ESG nas análises de investimento e nos processos de tomada de decisão.

Princípio 2: Sermos proprietários ativos e incorporar os temas de ESG nas políticas e práticas de detenção de ativos.

Princípio 3: Buscar a transparência adequada nas empresas em que investimos quanto às questões de ESG.

Princípio 4: Promover a aceitação e a implementação dos princípios no conjunto de investidores institucionais.

Princípio 5: Trabalhar juntos para reforçar nossa eficiência na implementação dos princípios.

Princípio 6: Divulgar nossas atividades e progressos em relação à implementação dos princípios.

Ao aderir aos “Princípios”, nós, na condição de investidores, comprometemo-nos publicamente a adotá-los e implementá-los, onde forem consistentes com nossas responsabilidades fiduciárias. Também nos comprometemos a avaliar sua eficácia e aprimorar seu conteúdo ao longo do tempo. Acreditamos que isto irá melhorar nossa habilidade de cumprir nossos compromissos com os beneficiários, bem como melhor alinhar nossas atividades de investimento com os mais amplos interesses da sociedade.

Para maiores informações – http://www.unpri.org/


A FAMA Investimentos não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo. É fundamental a leitura do regulamento dos fundos antes de qualquer decisão de investimento. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos. Para avaliação de performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Os Fundos de Investimento não contam com garantia da instituição administradora, da gestora ou do Fundo Garantidor de Créditos - FGC.